Treinamento - NR-05 - CIPA

Objetivo do Curso

O curso de NR-05 – CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) tem como objetivo capacitar os colaboradores que forem eleitos e indicados pelo empregador para a receberam capacitação para desenvolverem ferramentas de saúde e segurança do trabalho visando a diminuição dos acidentes e doenças ocupacionais com uma atuação efetiva da CIPA nas empresas, conforme as exigências da Norma Regulamentadora 5.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático segue as diretrizes da Norma Regulamentadora NR-05, que trata da constituição, organização, atribuições e funcionamento da CIPA. O curso está dividido em módulos que abordam os seguintes temas:

a) Estudo do ambiente, das condições de trabalho e riscos do processo produtivo: Este tópico envolve a análise do ambiente de trabalho, considerando fatores como iluminação, ventilação, temperatura, ruído, além de outros aspectos que possam afetar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. O objetivo é identificar riscos relacionados às atividades desempenhadas, como máquinas, substâncias químicas e ergonomia.

b) Noções sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho: Aqui, aprende-se sobre os tipos de acidentes e doenças que podem ocorrer devido às condições de trabalho, como lesões, intoxicações, doenças respiratórias, entre outras. Além disso, trata-se das medidas preventivas para evitar essas situações, como treinamento, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e adequação do ambiente de trabalho.

c) Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho: Esse item aborda como investigar e analisar os acidentes e doenças que acontecem no ambiente de trabalho. A metodologia inclui a coleta de dados, entrevistas com as vítimas e testemunhas, análise de causas e a aplicação de medidas corretivas para evitar que o acidente ou doença se repitam.

d) Princípios gerais de higiene do trabalho e medidas de prevenção dos riscos: Esse tópico trata dos fundamentos da higiene ocupacional, que envolvem práticas para garantir que o ambiente de trabalho seja seguro e saudável, prevenindo doenças e danos aos trabalhadores. Inclui, por exemplo, a manutenção de condições adequadas de ventilação, controle de agentes químicos e físicos e a promoção de boas práticas de higiene pessoal no trabalho.

e) Noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho: Aqui, aborda-se as leis e normas que regulam a segurança e saúde no trabalho, como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as Normas Regulamentadoras (NRs), além de informações sobre benefícios previdenciários relacionados a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

f) Noções sobre a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados nos processos de trabalho: Esse tópico aborda a importância da inclusão de pessoas com deficiência e a adaptação de processos de trabalho para garantir a participação dessas pessoas no mercado de trabalho. Inclui práticas como a acessibilidade no ambiente de trabalho e ajustes necessários nas funções e nas tarefas para proporcionar a elas as condições adequadas.

g) Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão: A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um órgão dentro das empresas responsável por identificar riscos e promover a segurança no trabalho. Este item trata da organização, das responsabilidades e das atribuições da CIPA, como a análise de riscos, a promoção de treinamentos e a elaboração de programas de segurança.

h) Prevenção e combate ao assédio sexual e a outras formas de violência no trabalho: Aqui, aprende-se a identificar, prevenir e combater o assédio sexual e outras formas de violência no ambiente de trabalho. São discutidas as medidas legais e as políticas da empresa para garantir um ambiente seguro, saudável e respeitoso para todos os colaboradores.

Público-Alvo

Este treinamento é destinado a:

  • Profissionais de segurança do trabalho.

  • Gestores e coordenadores de saúde e segurança.

  • Técnicos de segurança e outros profissionais envolvidos diretamente na segurança do ambiente de trabalho.

Carga Horária

A carga horária do treinamento em NR-05 pode variar de acordo com o grau de risco da empresa que são divididos da seguinte forma:

Grau de Risco 01 - Curso de 08h;

Grau de Risco 02 - Curso de 12h;

Grau de Risco 03 - Curso de 16h;

Grau de Risco 04 - Curso de 20h.